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Como preparar o exercício Teaser no Mat-Pilates para crianças

O “Teaser” é o exercício mais famoso do método Pilates, presente em diversas logomarcas de estúdios de Pilates, fotos nas redes sociais e estampado em camisetas.  Dentro do mat Pilates Clássico, o teaser é considerado um exercício da sequência intermediária, mas também possui suas versões no reformer, na chair e no cadillac, que são excelentes para sua preparação no Mat.

É um exercício desafiador, tendo em vista a necessidade do controle do centro de força -- a Power House -- enquanto a cadeia posterior se alonga para a extensão dos membros inferiores e superiores, você precisa estar conectado com seu corpo do início ao fim.

Por ser um exercício intermediário de grande complexidade é necessário preparar o corpo para introduzi-lo nas aulas, e isso pode ser feito de algumas formas: preparar bem o aluno com os exercícios do mat Pilates básico, para ganhar mobilidade na coluna, flexibilidade de membros inferiores e controle do seu Power House. 

Além disso, a famosa curva “C” da coluna precisa estar pronta para receber o seu melhor teaser, e trabalhar a construção do exercício é fundamental para que o aluno perceba seu próprio corpo e não gere compensações desnecessárias, como: tensões no iliopsoas e quadríceps, sobrecarga na região lombosacra e de cintura escapular.

Seguindo a Metodologia Pilates na Escola, o ponto fundamental do Pilates para crianças é a preparação do corpo infantil, respeitando o seu desenvolvimento e as suas habilidades motoras. As crianças podem realizar o teaser desde que sejam preparadas para isso.

Assista a preparação do “Teaser para crianças” através de uma brincadeira que todo mundo já realizou na infância, o “Morto Vivo”. Ser um instrutor de Pilates Kids é tão desafiador quanto realizar o seu melhor teaser, pois você terá que ser criativo!

  1. Com os pés apoiados na parede a criança gera uma força de oposição, acionando com mais eficiência seu power House; 
  2. a brincadeira do “Morto/Vivo” prende a atenção da criança, mantendo-a focada durante todo exercício;
  3. afaste-se da parede até o ponto que você consegue acionar seus abdominais para subir com as mão nos pés.

Palavras-chave:
Paula Leão

Paula Leão

Idealizadora da Metodologia Pilates na Escola. Fisioterapeuta graduada pelo Centro Metodista IPA, desde 2006 em Porto Alegre/RS; especialista em Fisioterapia Neurofuncional e Instrutora do método Pilates Certificada pela Pilates Method Alliance.

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